"Até recentemente fazer uma simulação era muito dispendiosa, tanto no que se refere aos recursos computacionais como os recursos humanos envolvidos. Me recordo de muitas vezes deixar um main frame rodando 16 horas num dia para fornecer os resultados de uma simulação .
Livros de Simulação eram raros e só haviam os importados . Cursos de simulação? Talvez em uma aula de um curso de Pesquisa Operacional, quando muito ! E os softwares de simulação? Já trabalhei com softwares de versão DOS que custavam a "bagatela" de USS 60.000,00 !!!
Hoje a coisa mudou. Os computadores não são mais restrições para se desenvolver modelos. Há livros de simulação sendo lançados em português e várias Universidades estão adotando disciplinas de Simulação como obrigatórias.
Existem softwares como o Simul8 que possuem custo compatível com os pacotes mais populares de mercado. Isto traz uma pespectiva totalmente nova principalmente para as empresas menores que outrora nuncam poderiam imaginar em utilizar a simulação para melhorar seus negócios.
A Simulação está ai: É real e não é nenhum bicho de sete cabeças. Veio para proporcionar melhorias quem dela se utilizar de maneira consciente com a metodologia apropriada.
Lembre-se de que tomar café em Londres e quatro horas depois almoçar em Nova Iorque era impossível há alguns anos atrás..."
Reinaldo Pacheco da Costa
Presidente - PPE Engenheiros Associado |