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    Aconteceu de 6 a 9 do mês de dezembro em Huntington Beach, California, EUA, o Winter Simulation Conference´15. O Winter Simulation Conference é o simpósio mais importante da Simulação Mundial.  O Winter Simulation Conference deste ano teve como temática “Social and Behavioral Simulation” onde várias apresentações tiveram o enfoque de como a influência do ser humano pode interagir com os processos em modelos de simulação. A Simulate participou deste importante evento apresentando o trabalho "Are Visually Appealing Simulation Models Preferable?", comentando sobre a importância da estética em modelos de simulação. Para maiores detalhes sobre esta importante conferência acesse o website do Simpósio www.wintersim.org.

    O próximo ocorrerá de 11 a 14 de dezembro de 2016 em Arlington, Virginia, EUA.

    Como a Simulação pode ser usada em épocas de crise? Este foi o tema das palestras proferidas pelo prof. Leonardo Chwif na V Semana de Engenharia de Produção do Ifes Campus Cariacica (2015) e na semana de  Extensão 2015 do CEFET Itaguaí. Nestas palestras, o prof. Leonardo discute varios Cases de simulação aplicados em manufatura e logísticas onde ganhos expressivos foram reportados. Ademais, ele mostou casos de  ganhos sem praticamente nenhum investimento! O vídeo a seguir foi gravado a partir da apresentação Web na Semana de Extensão 2015 do CEFET. Acesse o link para assistí-lo na íntegra no Youtube.

    Veja Link para Palestra

    A mesma temática foi apresentada na V Semana de Engenharia do Ifes Cariacica, desta vez presenciamente. Na foto abaixo o Prof. Leonardo Chwif (direta) está ao lado do Prof. Afonso Celso Medina, também sócio da Simulate e palestrante. Eles realizaram suas palestras em um auditório para mais de 200 pessoas!

    Para quem não sabe, o Simul8 foi criado na década de 90 na Universidade de Strathclyde (Escócia) com finalidade acadêmica (Ensino de Simulação). Somente depois de muito ensinar, o Simul8 virou sucesso comercial! Mas ele nunca abandonou o ensino. Várias Universidades de renome estão cada vez mais adotando o Simul8. A Universidade de São Paulo, embora tenha adquirido sua licença do tipo Educational Site License (disponível para todos os departamentos do Campus da Cidade Universitária - São Paulo) em 2009, neste ano teve seu uso intensificado: O prof. titular do departamento de Engenharia Naval Prof. Dr. Rui Carlos Botter, susbtituiu um antigo software de simulação pelo Simul8 em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Paralelamente o prof. Dr. Carlos Cugnasca do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) está usando o Simul8 para auxiliar sua equipe do LAA (Laboratório de Automação Agrícola) nos seus projetos de pesquisa. A foto abaixo mostra os alunos de pós graduação treinados no Simul8 pelo Prof. Leonardo Chwif.

     

    Recentemente o IFES (Instituto Federal de Ensino Superior) campus Cariacica realizou também aquisição do Simul8 Educacional Site License para uso em ensino e pesquisa. Veja a seguir lista parcial de algumas Universidades que que usam o Simul8 (somente no Brasil): Escola de Engenharia Mauá, Univerisidade Federal de Minas Gerais, Universidade Anhembi Morumbi, Universidade da Cid. de São Paulo, Universidade de São Paulo, Universidade do Amazonas, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Federal de Itajubá, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Acesse o link abaixo para visualizar as Universidades internacionais que usam o Simul8:

    Veja Link para Universidades

    Como é de praxe, a Simulate Tecnologia de Simulação tem o prazer de anunciar o lançamento do Simul8 2015, fruto do desenvolvido de mais de 20 anos pela Simul8 Corporation. Ela trabalha com múltiplas indústrias para entregar um poderoso e intuitivo produto para o rápido desenvolvimento de modelos e geração de resultados. Só para listar alguns dos novos features desta versão: Programação de manutenção planejada, visualização dos intervalos de confiança com o histograma da distribuição de cada KPI para verificação detalhada das variabilidades (e avaliação de risco), obtenção dos resultados da simulação por intervalos dentre inúmeros outros!

    A DHL, uma das empresas líderes no setor logístico no mundo, dando continuidade com seus projetos de simulação com o Simul8, desenvolveu o modelo de simulação intitulado "New Crystal Ball". Este projeto que foi auxilidado por alunos de graduação da Escola de Engenharia Mauá teve como objetivo principal remodelar a ferramenta anteriormente desenvolvida ("Crystal Ball"), que consegue "enxergar" a operação de picking diária, otimizando a alocação de seus recursos. Neste desenvolvimento foram estabelecidas metas mais agressivas como um modelo com melhor interface homem máquina e tempo reduzido em rodar uma simulação. Um dia de operação de picking é simulado em poucos minutos fornecendo ao planejador uma visão abrangente e melhorando a tomada de decisões. O projeto está em implantação final na unidade de Louveira, mas extensões deste projeto para outras unidades já estão sendo cogitadas.

    Segundo Gilles Fantinatti, supervisor de qualidade e projetos da DHL Supply Chain Louveira: Com apenas alguns minutos, a nova ferramenta desenvolvida vai proporcionar uma melhor qualidade na alocação de recursos (pickers) dentro da operação e possibilitará ter uma visão mais assertiva do dia, evitando a necessidade de inclusão ou remoção de pickers em tarefa no meio dos turnos, o que acarretava em perda operacional para nós.”

    Quem não já ficou impaciente ao embarcar em uma aeronave esperando o embarque de todos os passageiros?

    No episódio de número 197 do conhecido programa Caçadores de Mitos ("Myth Busters") foram testados vários métodos de embarque em aeronave, através de simulação física (sim haviam as cadeiras no chão e pessoas simulando o embarque). O pessoal da Simul8 Corporation decidiu verificar se a conclusão destes experimentos faz sentido, só que agora criaram um modelo de simulação no Simul8 para verificar qual o melhor (mais rápido) método de embarque. Foram testados basicamente 3 métodos: Back--to-Front (embarcar primeiro os que estão nas cadeiras de trás), Random Boarding (embarque aleatório) e Window-Middle-Aisle (embarque sequencial janela-meio-corredor). Os resultados do "Myth Busters" foram confirmados pelo modelo no Simul8, onde o pior método é o Back-to-Front. O melhor método foi o WILMA (Window-Middle-Aisle). Veja abaixo um screenshot do modelo.

    Veja Artigo Completo

    A Simulate Tecnologia de Simulação se orgulha de informar que já realizou mais de 100 projetos de Simulação em diversas áreas como Manufatura, Logística (Supply Chain, Lógística Interna, Logística Externa, Logística Portuária), atendimento bancário, call center / help desk, dentre outras. Os diferenciais da Simulate são metodologia própria de desenvolvimento de projetos que garante seu sucesso, além de rapidez e robustez dos resultados, fornecendo excelente retorno ao cliente. Veja no link abaixo alguns projetos realizados.

    Projetos Realizados

 

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